Enter your keyword

Documentário de alunos de Jornalismo vence Festival Nacional

Documentário realizado pelos alunos do Curso de Jornalismo conquista mais uma vez o primeiro lugar no Festival

Foto: Jacomeli Junior

O documentário produzido por alunos do Curso de Jornalismo da Unaerp com apoio da equipe da TV Unaerp, ganhou o primeiro lugar na 13º Edição Fest Aruanda, 2018.

“Sal e Muro”, produzido pelos alunos Líria da Cruz Machado, Paulo Henrique Apolinário, Paulo Henrique Moreno, Juliana Marina Leal N. de Deus, Maria Júlia Pereira V. Saretta e Bruna Cristina Romão, retrata a história de 3 ex-presidiárias que revivem a época dos muros e sofrem por causa disso. O documentário propõe uma reflexão importante não apenas sobre o sistema penal, mas também sobre preconceito.

Esse é o quarto ano consecutivo que a Unaerp conquista esse prêmio, no total já foram cinco vitórias no Festival nacional.

Em 2013 o vencedor foi o documentário ‘O Pedro’, com a história do Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, em 2015 quem ficou com o prêmio foi o documentário ‘Baque Chamou’, um retrato do movimento do Maracatu na cidade. Em 2016 o vídeo vencedor ‘Marca-dos’ trouxe a história de superação de adultos que quando crianças foram vítimas de maus tratos. Em 2017, quando o Projeto DOC completou 10 anos, mais um prêmio, o primeiro lugar também em Aruanda, ficou com o vídeo “O Amor tem Gênero? Que revela histórias sinceras e intensas de pessoas que amam sem rótulos.

“Somos pentacampeões no Fest Aruanda e estamos muito felizes com mais essa premiação, que atesta mais uma vez a qualidade técnica e de conteúdo documental que produzimos aqui”, conta a professora Flávia Martelli, que orientou o trabalho e também é coordenadora da TV Unaerp.

O Fest Aruanda realizado em João Pessoa na Paraíba é atualmente o principal festival com uma categoria de produção de TVs universitárias, com premiações de melhores reportagens, programas de TV, interprogramas e documentários. “Essa premiação pela quinta vez no Festival, que tem amplitude nacional, é resultado de um trabalho conjunto e mostra o diferencial do nosso Curso”, diz Gil Santiago, coordenador do Curso de Jornalismo da Unaerp.

“Sempre sonhei com esse tema e quando o grupo foi montado só agregou ainda mais, conta Líria Machado aluna de jornalismo da Unaerp, que propôs a temática para a realização do documentário. “Nós queríamos fazer esse documentário desde o primeiro momento em que tivemos contato com o tema, porque consideramos importante abordar questões sociais dessa natureza”, contam Paulo Apolinário e Juliana Leal. “Chegar ao fim do Curso com essa premiação foi maravilhoso para todos nós,” contam Maria Júlia Pereira e Bruna Romão.

Assista ao documentário:
“Sal e Muro” (1º lugar no Fest Aruanda – 2018):

-
0:00