Enter your keyword

André Coutinho

Uma volta ao mundo de carona no futebol

[megatron_blog type=”timeline” max_items=”-1″ paging_style=”load-more” posts_per_page=”100″ category=”andre-coutinho”]
[megatron_heading title=”Futebol Internacional” size=”size-sm” line_style=”line-double”]

E aí pessoal, tudo certo? Primeira postagem aqui no blog.
E sobre o que exatamente é esse blog? Bom, você com certeza sempre ouve dizer sobre o mundo do futebol, nossa paixão nacional, e no poder que ele tem sobre as pessoas no mundo todo. O futebol, segundo o Wikipedia, ”é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o esporte mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora. O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Este evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.”
Sabemos que não é só isso né? O futebol nunca foi e nunca será apenas um jogo. É um esporte que tem na bagagem ter parado guerras, ter derrubado ou elevado ao poder, líderes, presidentes e reis. O futebol foi um pilares do movimento Diretas Já, com a Democracia Corintiana, ou com os discursos dos jogadores. Jogadores que têm muito poder nas mãos, não só aquisitivo, pelas cifras milionárias que recebem, mas também porque carregam o coração, a esperança e a torcida de milhões de pessoas. E eles sentem na pele isso, seja pelo amor ou pelo ódio desses milhões que acompanham todo e qualquer movimento que eles façam.
E o que falar dos clubes então? Dizem que a paixão torcida x time é a mais fiel e forte do mundo. Tem clube que é a vida do torcedor. Tem torcedor que larga a família, mas nunca o clube. O futebol não é algo que pertence somente ao Brasil e sim ao mundo todo, sendo ele entendido e disputado de maneiras diferentes em cada país, levando-se em conta, é claro, a cultura de cada local. É basicamente isso que o blog quer trazer: Uma reflexão de como o futebol é entendido no mundo todo e suas vertentes pelo planeta afora. Para isso, trarei aqui notícias interessantes, análises, entre outras informações de destaque que ocorrem no mundo futebolístico.

-
0:00