Enter your keyword

Júlia Fernandes

Amor entre humanos e animais

novembro 25, 2016

A importância de vacinar seu animal contra a raiva

  Saúde é tudo. Para manter este conceito, aprendemos desde pequenos a seguir alguns hábitos, como ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e, por último, mas não menos importante, estar com as vacinas em dia. Para animais, as regras são as mesmas. No caso do mundo dos PETs, há uma que é indispensável: a […]

novembro 17, 2016

Bia está com gravidez psicológica. Isso acontece com cães?

Cadela Bia. Photo: Letícia Matos Gravidez psicológica. O assunto é delicado e pouco discutido – principalmente quando inserido no mundo canino. Mas acontece. E fez da Bia, uma YorkShire de seis anos, uma vítima. De acordo com Dorotí Matos, 53 anos e tutora da cadela, o problema surgiu há dois meses. “Eu não assustei porque […]

setembro 30, 2016

Desculpe o transtorno, precisamos falar sobre o elitismo canino

Vamos analisar a cidade de Ribeirão Preto e sua relação com os cães. Em bairros da zona Sul, como Jardim Canadá, Nova Aliança, Royal Park e Boulevard, é comum ver tutores passeando com seus amigos de quatro patas, comprados em pets shop, peludos, em coleiras enfeitadas e com brinquedos caros. No entanto, essa não é […]

agosto 30, 2016

Tem muito animal em estado de abandono… Olhem só!

Se você está lendo esta publicação, com certeza é um(a) apaixonado(a) por animais, assim como eu –principalmente os abandonados ou vitimados, que realmente precisam de cuidados especiais e um lar carinhoso para chamar ou latir– de seu. No entanto, não é apenas essa situação que as pesquisas relacionadas a animais mostram. O Instituto Brasileiro de […]

Tem uma Vira-Lata na minha casa

Estava tudo aparentemente bem e completo – éramos eu, meus pais e irmão em uma casa onde os animais se resumiam a  passarinhos, que eu, sinceramente, não tenho contato algum – até que ela chegou, do nada, toda mesclada nas cores branco e caramelo e com um charme à parte: uma pintinha clara no focinho escuro. Foi amor à primeira vista!

Antes disso, nem tanto. As descrições acima pertencem a minha cachorrinha, a vira-lata mais arteira do Brasil – segundo pesquisas feitas por mim mesma – e também conhecida como Yoko Fernandes, ou Yoyo (mas esse ultimo é só para os mais íntimos).

O dia D

Quando menciono afeto, preciso fazer ressalvas. Eu não estava em um momento muito completo da vida e confesso: já tive duas cadelas muito parecidas com minha ‘filha’, mas, por algum motivo que ainda não me veio à cabeça, o sentimento era forte, só que não tão intenso como é hoje e com certeza será amanhã.

Minha prima, a pessoa mais persuasiva do mundo, diga-se de passagem, conseguiu enxergar além das minhas intenções naquele momento e levou a então pequena e assustada Vitória, que tomou meu coração, tentou fugir logo na primeira noite e ainda mudou de nome no dia seguinte. Hoje, ela é a rainha dos quintais, as vezes do sofá e aos estimados sete meses de vida, já ganhou o coração dos quatro habitantes de uma casa até então quase sem animais.

Acompanhe comigo

Esse blog é sobre um amor recíproco e muito verdadeiro entre seres humanos e animais, porque a frase ‘melhor amigo do homem’ ganha muito mais sentido quando se tem um companheiro de quatro patas o esperando com os olhinhos por debaixo da porta, ou então com aquela carinha de ‘obrigada, você me resgatou’ – esse, na verdade, é o real sentido de cada palavra que aqui escrevo.

Além do amor verdadeiro, a intenção é contar um pouco das mudanças e experiência que eu e minha Yoyo – se a conhecesse hoje, com certeza a batizaria de Catrina, porque aquele Taz-Mania disfarçado de cadela é realmente um ser atentado – e encontrar outras (os) loucas (os) por seus animais.

Preparem-se também para alguns dados em defesa dos bichinhos sem raça, que merecem todo o respeito do mundo, assim como os outros. Prontos? Então, sejam bem-vindos ao “Tem uma Vira-Lata na minha casa. E agora?”

-
0:00