Enter your keyword

Letícia Matos

Um novo ângulo da fotografia 

[megatron_blog type=”timeline” max_items=”-1″ paging_style=”load-more” posts_per_page=”100″ category=”leticia-matos”]
[megatron_heading title=”Eternizando momentos” size=”size-sm” line_style=”line-double”]

Fotografar é importante porque deslumbra a alma, eleva os sentimentos, faz sorrir e chorar. É simplesmente guardar para sempre o que foi retratado. Fotografia é um sonho em papel a ser lembrado. Tenho muita admiração pelo fotografo brasileiro Sebastião Salgado, ele consagrou mundialmente sua experiência como foto-documentarista de estilo único. Ele acompanhou os Médicos sem Fronteiras, percorrendo a região da África, e registrou a devastação causada pela seca na década de 1980. Ele documentou também em 2000, o deslocamento em massa de pessoas do mundo todo em busca de melhores condições de vida. Suas fotografias chocantes mostram a verdadeira realidade de famílias que passam fome, e que muitos não têm conhecimento dessas dificuldades, não só na África, mas também aqui no Brasil, como por exemplo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Com fotos belíssimas, embora chocantes, cada momento registrado, na maioria em preto e branco,  chamaram minha atenção. Gostaria de um dia ter a mesma oportunidade que ele em poder documentar situações que mostram uma realidade, ou até mesmo culturas, diferentes das nossas.
Já para fotos de paisagens, e cenários mais coloridos, admiro as fotos da fotografa Lauren Bath, da Austrália. Acompanho suas fotos pelo Instagram, ela posta fotos diariamente belíssimas. Para ser sincera, fico admirando suas postagens, e gostaria de ter um olhar tão dinâmico e mais observador como o dela. Conseguir tornar pequenos lugares em retratos encantadores. Para quem gosta de fotografar, ou considera-se, fotógrafo anda pelas ruas observando tudo o que se vê pela frente e, quando encontramos algo interessante, ou diferente, não tenha dúvida, será retratado. Basta estar com um celular em mãos, que tudo será registrado.
Às vezes, vemos coisas que os demais não veem, um detalhe, um objeto diferente ou fora do lugar, paisagens,  que já se forma um cenário fotográfico. A fotografia é uma leitura visual. É o processo e a arte que permitem registrar e reproduzir através de imagens. Nós fotógrafos, nunca deixamos de viajar sem nossas câmeras, tive oportunidade de fotografar lugares e países incríveis, e vou dividir isso com vocês. A fotografia é sempre uma recordação, que nos deixa felizes, e com certeza, com saudade de estar naquele lugar outra vez. Mesmo com um equipamento pesado, sigo em frente em meus passeios e tudo é fotografado. Sou aluna de Jornalismo, mas também adoro fotografar. No começo fotograva por hobby, como paisagens, minha cachorra (rsrsr), lugares ou objetos que me chamavam atenção. Hoje, só tenho a agradecer por ter sida reconhecida e terem me dado uma grande oportunidade de poder trabalhar na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto como fotógrafa.  Trabalho, diariamente, fotografando os serviços executados pela Prefeitura, especificamente da Coordenadoria de Limpeza Urbana e adoro o que faço. Apesar de passar quase que o dia todo na rua tirando fotos, e mesmo com o calor dessa cidade, ganho cada dia mais novas experiências e conhecimentos diferentes.  Aos finais de semana, mas não são todos, fotografo aniversários e ensaios em geral. Trabalho com isso também, e não me canso do que faço. E neste Blog, vocês verão um pouquinho do grande sentido que a fotografia tem em minha vida.  Irei mostrar para vocês, como que um olhar diferente em um determinado ambiente/lugar, torna-se um retrato magnifico.  Vou postar também imagens belíssimas de paisagens, lugares e animais. Todas as fotos foram tiradas por mim. Simplesmente, a fotografia eterniza os momentos e é uma maneira de expressar o que se vê ou se sente. Portanto, vou contar e mostrar um pouco dos meus cliks, pelos quais sou muito apaixonada.

-
0:00