Enter your keyword

Sofia Borges

As dúvidas para escolher a carreira

[megatron_blog type=”timeline” max_items=”-1″ paging_style=”load-more” posts_per_page=”100″ category=”sofia-borges”]
[megatron_heading title=”A hora agá do vestibular ” size=”size-sm” line_style=”line-double”]

Nas vésperas de entrar na vida adulta, os adolescentes precisam lidar com a pressão de escolher a carreira e passar por um processo de seleção superconcorrido: o temido vestibular. Esse é o exame para ingressar no ensino superior.

Durante a prova são avaliados os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, além de testar a inteligência emocional do aluno, uma vez que existe uma pressão muito grande em cima de quem está fazendo a prova. Muitos jovens dominam as matérias, mas na hora da prova bloqueiam todo o conhecimento devido à ansiedade.

Existem os vestibulares para ingressar nas universidades particulares e públicas. A última opção é a mais concorrida pelo fato do curso ser gratuito e pela qualidade reconhecida de ensino. As provas de seleção para ingressar nas universidades sempre foram concorridas, mas conforme o tempo passa, o mercado de trabalho exige ainda mais dos ingressantes.

Vestibular vem do grego vestibulum que significa entrada. Essa é uma palavra que aterroriza a vida de muitos jovens. No passado, em 1911, quando o vestibular foi criado no Brasil, os exames eram escritos e também orais, diferentemente dos dias de hoje.  O processo de escolha da carreira também causa dúvidas nos jovens. Diversas perguntas invadem a cabeça do adolescente: Minha carreira será algo para sempre? E se eu não gostar? Teoria e prática são iguais? Hoje, existem diversos cursos com muitas opções de segmentos e especializações. Para garantir a tão esperada vaga em uma boa universidade é preciso muita dedicação, organização e foco para chegar lá.

Nos dias de hoje, a orientação vocacional por parte de psicólogos é bastante usada para dar um rumo à vida dos jovens. Alguns vestibulandos acham que nessas avaliações, eles obterão uma resposta concreta e certeira sobre seu futuro, mas nem sempre é assim. A dúvida persiste!

O foco do blog será abordar as dificuldades na escolha da carreira, como se preparar e lidar com a pressão antes das provas, além de como se organizar com a rotina de estudos. E seu futuro? Só pertence a você! 

-
0:00