Enter your keyword

PROJETO DOC

O Projeto Doc integra o Curso de Jornalismo e a TV UNAERP com o objetivo de capacitar o aluno no aprendizado da linguagem e da técnica de vídeo documentário. A duração do Projeto é de um semestre e tem apoio da disciplina Telejornalismo III, na 7ª etapa do Curso. O aluno por meio do Projeto DOC estrutura um trabalho de vídeo utilizando o jornalismo documental na abordagem de temáticas sociais, culturais e históricas. As produções são veiculadas no Portal do Curso de Jornalismo da Unaerp, na  TV Unaerp, Canal 10-NET e redes sociais.

DOCUMENTÁRIOS 2017

RAÍZES

Há muito tempo a sociedade é regida por ideais em que a cultura negra é inferiorizada e rejeitada. Se na época da escravidão, os negros tinham seus cabelos raspados como forma de punição, hoje muitos ainda sofrem humilhações por deixar suas raízes florescerem através do cabelo. O documentário “Raízes” retrata histórias de negros que trazem em seus cabelos a força e a resistência para vencer a opressão e o preconceito revelando a beleza da cultura afro.

O AMOR TEM GÊNERO?

Tudo é um ponto de vista. Ainda mais quando se trata de amor. As emoções, sensações e sentimentos percorrem nosso corpo e mente sem muita lógica, buscando apenas a satisfação de estar com quem se ama. “O amor tem gênero?” retrata histórias sinceras e intensas de pessoas que amam sem rótulos. O documentário mostra que o amor pode ser transformador.

QUADRO A QUADRO

Poucos sabem que Ribeirão Preto, cidade do interior paulista, também é conhecida como a terra dos quadrinhos. O documentário “Quadro a Quadro” apresenta a comunidade de quadrinistas da cidade, uma referência na área, e mostra a paixão desses artistas pela arte. No vídeo, depoimentos revelam que apesar de inúmeras dificuldades, há quem faça desta ocupação uma profissão.

PRAÇEMPRE

Desafios, fofocas, músicas, companheirismo. ``Praçempre`` apresenta relatos de pessoas que frequentam diariamente a Praça XV de Novembro, uma das mais antigas de Ribeirão Preto, no interior paulista. Diante de milhares de vidas que passam ali, existem diversas histórias desconhecidas e impactantes, que transformam a praça em uma área de lazer.

ANCESTRAIS

Hortência, Maria e Glória, três mulheres que encontraram na espiritualidade ancestral formas de se expressar. Na jornada para ajudar quem as procura, elas resgatam crenças pagãs e sabedorias populares. O documentário retrata três histórias e mostra como cada uma dessas mulheres mantém vivas práticas do passado.

VIVENDO POSITIVO

O documentário “Vivendo Positivo” mostra história de três pessoas, que contam como foi à descoberta do vírus HIV, o impacto em suas vida, as dificuldades que enfrentaram e como vivem hoje. A ideia central é desmistificar o conceito de que o HIV é um vírus restrito a determinados grupos sociais e que na realidade qualquer pessoa está sujeita a se infectar.

DOCUMENTÁRIOS 2016
DOCUMENTÁRIOS 2015
-
0:00